Barco não tripulado “WEST” – nova previsão

A imagem acima mostra a nova previsão da “aterragem” do barco não tripulado WEST (ver mais sobre o WEST no nosso post anterior). Foi obtida pelos nossos colegas do MARETEC/IST que são especialistas neste tipo de simulações. Usam um modelo conhecido e utilizado pelo mundo fora, desenvolvido pelo… MARETEC/IST! É fantástico ver a ciência ao serviço da sociedade.

Estas simulações são muito mais precisas do que a nossa estimativa anterior (que previa a chegada do WEST pelas 21h de Terça-feira). Entretanto as condições alteraram-se e convém notar que mesmo as estas simulações devem ser interpretadas com cautela – se as condições climatéricas vierem a ser diferentes das previstas então os resultados reais poderão ser drasticamente diferentes da previsão.

Assim, de momento, o WEST está previsto chegar cerca de 10 km a Norte da NAZARÉ, na zona da povoação “Vale Furado”, entre as 14h e as 15h30 de Quarta-feira 12 de Novembro. Note-se que a incerteza quanto ao ponto de chegada ainda é considerável (pode ter 5km ou mais de erro).

Amanhã pelas 8h tentaremos divulgar uma nova previsão.

Está a ser reunida uma equipa de voluntários para  participar nas buscas. Em caso de avistamento solicitamos contacto urgente para o T: 218418051 ou dsor@isr.ist.utl.pt

Muito obrigado a todos pela ajuda! Os jovens alunos da escola Westbrook Middle School, Maine, USA, vão ficar gratas.

Leave a Reply